...

...

Paranapiacaba


Paranapiacaba é um lugar mágico. Ali, em 1862, foi construída a 2ª ferrovia do país por um grupo de investidores ingleses. Posteriormente chamada de SPR (São Paulo Railway) tinha como objetivo, escoar a produção de café vinda do interior.
Nos dias atuais, apesar da investida da prefeitura de Santo André e da ABPF (Associação Brasileira de preservação ferroviária), é possível observar em vários pontos do local, o abandono de várias "peças" ferroviárias que se degradaram ao longo dos anos.
São materiais que poderiam ter sido preservados e colocados em museus para que as gerações recentes, pudessem aprender um pouco da nossa rica história de expansão e desenvolvimento e principalmente, da importância que a ferrovia teve nesse papel.
Algumas edificações do local (que é patrimônio histórico da humanidade, tombado por vários órgãos de preservação), também encontram-se em estado de abandono.
Praticamente todo o material rodande que se encontra ali, não tem mais condições de serem restaurados. Devido a ação do tempo, tudo virou um amontoado de ferrugem e esse tempo perdido, custou-nos a perda de peças raras que em breve, serão vistas somente em fotos antigas daqueles que tiveram o previlégio de registrar os seus momentos de "vida".
Algumas edificações ainda estão "em pé", mas é preciso correr para que não se perca mais "peças" valiosas e únicas.
Que as autoridades e órgãos que cuidam dali, tenham sucesso na batalha contra o tempo. Paranapiacaba não pode nunca, ficar à mercê do abandono. Força ABPF.

FOTOS:
01 a 04..........Estação de "Campo Grande" sofrendo com a degradação e abandono.
     06/09/10.....Material rodante que foi abandonado e que apodreceu com a ação do tempo.
             11...................Frente de locomotiva elétrica, popularmente conhecida como "pão de forma", abandonada em um galpão no local.           
12..................Um dos imóveis que aguarda por restauração.
                   13..................Torre do relógio, que foi reconstruída depois de remanejamento das plataformas. Anda meio "sujinho" mas, ainda funciona.